luminarias pendentes estilo industrial

 

A luminária é um dos itens essenciais que os profissionais de decoração levam em conta nos seus projetos e tem como principal objetivo filtrar e modificar a luz emitida por uma ou mais lâmpadas.

Existem diversos tipos de luminárias, definidas basicamente pelo local a serem instaladas, capazes de envolver a luz em belas formas e transmitindo a sensação ideal para cada ambiente com conforto e clareza.

É preciso saber que efeito se pretende criar na iluminação para acertar na hora de escolher qual comprar. Nesse artigo vamos ajudar você a entender melhor as principais opções disponíveis no mercado e seus diferenciais. Entre elas, estão:

 

Luminária Pendente

luminaria pendente em cima de uma mesa na cozinha

Ficam totalmente expostas, sobre as lâmpadas, e são fixadas no forro ou na laje.

São peças que proporcionam iluminação direta, ou seja, com foco em algum ponto de destaque e se destacam por tornar o ambiente extremamente requintado, mesclando beleza e funcionalidade.  O Pendente Harvey de Metal da Modali Design é um ótimo exemplo para  que qualquer ambiente adquira sua devida evidência.

 

Luminária de Chão

luminaria de chao ao lado de uma parede

Também chamadas de luminárias de piso, “colunas” ou “pedestais”, são as luminárias que ficam soltas, apoiadas diretamente no chão.

Existem também as de embutir, sem a coluna e as soltas e mais baixas. Geralmente são utilizadas na decoração de salas, já que sua principal função é auxiliar no aumento de iluminação para leitura. Uma ótima opção para deixar sua sala elegante e sofisticada é a Luminária Coliseu Cupula MO8398.

 

Luminária de Mesa

abajur em cima de um criado mudo ao lado da cama

Mais conhecidas como “abajures”, são as queridinhas dos estudiosos, leitores e escritórios.

Você vai poder deixá-las ao lado do sofá ou da poltrona, de forma decorativa, usando como iluminação indireta e dando auxílio de iluminação à luz central da sala, ou ao lado da cama, no criado-mudo, como foco único de luz, caso você divida o quarto com outra pessoa que não queira o ambiente muito claro. O Abajour Pisa Preto MO8718 é o exemplo perfeito para quem quer dar um toque um pouco mais rústico e elegante ao ambiente.

 

Luminária de Parede

arandela fixa em uma parede dando um charme de luz

Como o próprio nome já diz, elas são instaladas na parede e são usadas há muito tempo para iluminar os arredores das casas.

Cada vez mais em alta, são úteis tanto para dar luz a lugares mais escuros e com pouca passagem de pessoas, quanto para a decoração do lar, podendo usá-las em corredores, laterais de banheiros e espelhos. Chamadas também de arandelas, como a Luminária Urban Led Tall 4019, podem criar diferentes efeitos e resultados, sempre de maneira aconchegante e dando destaque à parede onde se encontram .