O Jardim Vertical é uma forma de arquitetura paisagista e sustentável em paredes nuas de prédios e muros de casas. Exuberantes, eles são mais do que bonitos: melhoram a temperatura e a qualidade do ar de ambientes internos e externos.

Por se tratar de um elemento natural, é uma das melhores opções para que as construções se tornem menos agressivas ao meio ambiente e proporciona um contato mais próximo com a natureza dando uma sensação agradável.  

Vantagens e Desvantagens de um Jardim Vertical 

jardim-vertical-ambiente-interno

Segundo a arquiteta paisagista Alessandra de Carvalho, responsável pela Le Jardin Arquitetura Paisagística, uma das maiores desvantagens ao optar por este tipo de jardim é o custo com a escolha dos materiais de montagem. “Decidir por uma boa estrutura pode não ser muito econômico, mas certamente lhe trará um bom custo-benefício, além de evitar futuros problemas”, ressalta.

Dentre os benefícios em escolher este estilo de jardim, pode-se destacar o isolamento visual entre ambientes internos e externos, a integração do verde em lugares não propícios à um jardim no solo e a alta valorização estética dos ambientes.

Quando executada em áreas externas, eles também criam um ambiente propício para a visita de pássaros. Sendo assim, vale fazer uso de espécies nativas, como Columeia, Lantana, Peperômia, Azulzinha e Guaimbê. Além disso, os Jardins Verticais oferecem benefícios importantes como:

  • - Aumento da umidade do ar;
  • - Redução da temperatura ambiente;
  • - Purificação do ar, reciclando os gases tóxicos;
  • - Diminuição da poluição sonora;
  • - Auxilia na redução do stress e fadiga mental;
  • - Produz efeitos psicológicos positivos como satisfação, bem-estar e tranquilidade;

 

A importância da estrutura

jardim-vertical-area-externa

Existem inúmeras opções de estruturas para projetos residenciais, que podem variar de acordo com o tamanho e orçamento disponível para cada projeto. As estruturas modulares, por exemplo, podem ser encontradas em opções individuais ou em kits, podendo ser instaladas nos mais variados tipos de superfícies, permitindo criar jardins diferenciados. Se ficou curioso, aqui na Mobilla nós temos várias opções dessas estruturas com madeira impermeável e prateleiras de aço inoxidável, dá uma olhada clicando aqui. 

Considerações finais e cuidados básicos com o seu Jardim Vertical

jardim-vertical-sala-de-jantar

 Uma dica para quem deseja montar o seu próprio jardim é fazer uma visita a uma loja especializada e escolher os materiais que mais se identificar. Um ótimo exemplo são as placas modulares já com prateleiras e/ou vasos, que podem ser instaladas facilmente. Por fim, basta escolher uma das plantas que mais lhe agrada, sem levando em conta as condições do ambiente (luz, sombra e temperatura) e iniciar seu cultivo.

Entre os cuidados básicos indicados, temos que dar destaque para importância da irrigação, que deve ser feita de acordo com a necessidade de cada espécie, dando preferência para adubação natural, como o humus de minhoca, por exemplo, já que o jardim estará muito próximo do contato físico dos moradores, evitando o uso de produtos químicos.