Se existe uma peça que completa qualquer ambiente é o tapete. Eles trazem conforto e aconchego ao lar, delimitam ambientes e facilitam na hora de posicionar os móveis. Muitos dizem que uma sala sem tapete é uma sala “nua”, pois o tapete é o item crucial para tornar um ambiente mais acolhedor e elegante.

Hoje, eles são versáteis e existem modelos para todos os gostos. Contudo, é importante pensar qual a necessidade e uso que ele terá levando em conta qual o cômodo da casa a peça será colocada e a rotina da família. Essas informações vão dizer, por exemplo, se o tapete terá que ser mais resistente, macio ou mais fácil de lavar e limpar.

Porém, o que acontece muitas vezes é que ele é usado de forma errada causando uma sensação de mau gosto e desleixo. Mas, saiba que com criatividade e usando o modelo certo, é possível compor um lindíssimo ambiente com tapetes.

Temos certeza que depois de ler as nossas dicas nesse artigo, você irá arrasar por aí decorando com tapetes!

Vamos lá? 

TAMANHO

Imagem com o tapete com tamanho certo para a sala de estar

Para escolher o tamanho, primeiro é preciso definir qual será o ambiente que ele irá decorar. Um dos principais benefícios em decorar com tapete é que ele pode ser utilizado para delimitar espaços, facilitando visualmente onde começa e termina a sala ou como é a circulação proposta em um espaço.

No entanto, deve-se prestar muita atenção ao decidir a medida ideal do tapete. Para a sala de estar, ou de TV, ele deve ficar cerca de 15cm a 20cm abaixo dos móveis. Se for pensar em ambientes com circulação, como um corredor, por exemplo, ele deve compor o espaço inteiro preservando pelo menos 20cm para aparecer o piso existente em todos os lados.

 imagem do tamanho do tapete para sala de jantar

Já para a sala de jantar, o ideal é que quando arrastar a cadeira para sentar, ela ainda fique em cima do tapete, ou seja, pelo menos 60cm além do tamanho da mesa. 

ESPESSURA

espessura do tapete para quarto ou sala de tv

 Após escolher o tamanho, chega o momento de acertar na espessura. Comprar um mais fofinho ou um mais fino? Na verdade, essa escolha também vai depender de qual ambiente o tapete estará decorando e do conforto que você precisa. Pensa como seria desconfortável caminhar e tropeçar nele toda hora por conta da sua espessura? Ou usar um modelo de trama grossa na sua sala de TV?

A dica é sempre usar os mais baixos e resistentes em espaços com grande circulação, como corredores ou hall de entrada. Já para a sala de estar ou quarto, onde o conforto e o descanso prevalecem, o ideal é investir nos modelos shaggy (aquele fofinhos e de pelo alto). Nesse caso, tome cuidado com pessoas que possuem problemas alérgicos. 

 

banner decore com tapetes lindos

 

 DESENHOS

decorar com tapete com desenhos

No geral, a escolha da estampa do tapete é um dos últimos itens a serem definidos e deve ser pensando em conjunto com as texturas, cores e temos escolhidos na decoração do ambiente.

Existem aqueles com desenhos mais marcantes e verdadeiras obras de arte que definem a personalidade do espaço e, por isso, a dica é usar mesas de centro mais leves. Se optar por um mais rústico ou com desenho simples, que não compromete a decoração, pode ser utilizado com mais tranquilidade. Já se você gosta daqueles com formas geométricas, eles se adaptam aos mais diferentes estilos, dão um toque moderno à décor e estão super em alta. 

DICA INFALÍVEL PARA COMBINAR

dica infalivel para combinar

E se mesmo com todas as nossas dicas o tapete ainda parece não estar alinhado com o ambiente, a dica infalível é combiná-lo com as almofadas. Portanto, mesmo que eles estejam harmoniosos, ainda é possível realçar mais com almofadas que tenham padrões e cores semelhantes ao do tapete. Se você seguir direitinho todas essas dicas, pode ter certeza que terá um ambiente digno de revista. 

CUIDADOS 

cuidados com o tapete

Agora que já sabe como escolher e criar um lindo ambiente com tapetes, é preciso saber como mantê-lo sempre com cara de novo. Para isso, existem alguns cuidados e manutenções que você mesmo pode fazer (o recomendado é procurar profissionais qualificados para lavá-lo quando aparece alguma mancha, ou se ele está muito sujo). 

  • - Aspire semanalmente, sempre no sentido do pelo, e nunca o bata.
  • - Não o coloque sob luz direta ou calor intenso, para evitar manchas.
  • - Rode o tapete a cada seis meses para evitar desgaste.
  • - Ah, quando lavar o chão onde está o tapete, seque bem para evitar bolor!